FOTOGRAFIA PB

November 2, 2015

 

Sebastião Salgado, famoso fotografo brasileiro, tem trabalhado inteiramente com fotos em preto e branco, o respeito de Sebastião Salgado pelo seu objeto de trabalho e sua determinação em mostrar o significado mais amplo do que está acontecendo no mundo, criou fantásticas imagens que testemunham a dignidade de toda a humanidade e que ao mesmo tempo protestam contra a violação da dignidade por meio da guerra, pobreza e outras injustiças.

 

Mas afinal o que é uma foto PB (Preto e Branco) que tanto enfatiza o talento e a criatividade de Salgado? Na verdade o termo PB não traduz tecnicamente o que é este registro fotográfico, trata-se na verdade de tons de cinza, centenas ou milhares de nuances de diferentes tons de cinza feitos pela mistura da cor branca sobre o preto.

 

A fotografia nasceu originalmente em PB, através dos filmes a base de prata que registravam uma imagem sensibilizada por estes cristais sobre um papel revelada através de processos químicos. Muitas décadas depois a tecnologia possibilitou a policromia (PB) substituindo a monocromia (PB) dando uma guinada no registro fotográfico. Hoje os sistemas digitais, substituíram os filmes e processos químicos, através do registro eletrônico que usa um sensor eletrônico, sensível a luz e que através de processos computadorizados registram a imagem em alta definição.

 

Hoje muitos fotógrafos usam da conversão de fotos coloridas para PB, mesmo esta sendo uma função nativa, na maioria das câmeras disponíveis no mercado, este tratamento tem sido amplamente utilizado através de modernos softwares de manipulação de imagem, tais como: Photoshop e Lightroom. Um simples comando converte bilhões de tons de cor em pixels PB instantaneamente.

 

Usadas como uma opção artística, também chamada de vintage ou retro/clássica por muitos fotógrafos, muito se tem testemunhado como artificio para “consertar” fotos ruins. A transformação de cores em tons de cinza, muitas vezes é capaz de amenizar uma pequena falta de foco, sombras indesejadas, matizes e texturas são suavizadas, tornando assim a imagem mais sutil e apreciável.

 

Uma foto PB, bem feita, com enquadramento e composição perfeita tem ganhado destaque em álbuns de eventos se misturando as demais imagens e denotando um “ar noir” principalmente as modelos e noivas. Bons fotógrafos de PB são capazes de reproduzir mentalmente o resultado final em PB muito antes do click, sabendo que os contrastes de cor e de luz criarão uma bela foto em tons de cinza, costuma-se dizer no meio profissional fotográfico que um bom fotografo PB, geralmente é um bom fotografo em cor, mas que o versa, não se traduz.

 

 

Please reload

Featured Posts

100 dicas de fotografia para inspirar e motivar

June 26, 2015

1/2
Please reload

Recent Posts

April 17, 2016

Please reload

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic