O Preço na Fotografia

November 23, 2015

Tenho acompanhado algumas discussões a respeito de preço e a tal “prostituição”  no mercado fotográfico. Primeiro acho o termo nada adequado para conferir a aqueles que tem uma estratégia baseada em preços abaixo da média de mercado, afinal de contas até mesmo mercado de prostituição existem diferentes faixas de preços e algumas que muitos não podem pagar.

 

Como economista e especialista em Marketing e Business, posso garantir que não podemos falar de preço sem entender custo. E se alguém se atreve a determinar preço sem conhecer custo, provavelmente um dia vai quebrar seu empreendimento.  Preço basicamente é composto das variáveis custo, margem e impostos. Quanto aos impostos não tem o que discutir visto que é determinado pelo governo federal, estadual ou municipal, portanto apenas aplique o percentual dos mesmos em sua composição de preços.

 

OK, então vamos falar de custo. Custo é toda e qualquer oneração que cerca seu processo produtivo. Basicamente existem duas categorias de custo: os fixos e os variáveis (não vou entrar em detalhes e denominações especificas de cada um). Custo fixo é aquele que independe de seu processo, tais como aluguel, conta de agua, de luz, ou seja, são todos custos que você terá que pagar no final do mês, mesmo que você não execute nenhum ensaio. Custos variáveis são aqueles intrínsecos ao seu processo produtivo, tais como: impressão de fotos e albuns, maquiadora, cds, estojos, capas, etc. Ou seja, quanto mais você vender e trabalhar mais custos variáveis vai incorrer.

 

 

O grande segredo para ter uma boa planilha de custos, é a capacidade de identificar e quantificar TODOS  os custos de seu processo, por que lembre-se que de uma maneira ou outra eles deverão ser pagos e se por acaso você se esquecer de incorporar algum deles ao seu montante de custo, então no final do mês ele se juntará ao caldeirão fervente do tão chamado e odiado PREJUÍZO.

 

Agora vamos falar de MARGEM, onde será determinado seu lucro. Alguém deve estar pensando, então vamos falar da remuneração do fotografo. Ledo engano, pois o salario do fotografo pode ser um custo fixo ou um custo variável. Lucro é o resultado positivo do seu negócio e pertence a este, é com ele que novos investimentos serão feitos, como uma lente nova, um flash ou tripé de nova geração.  A margem está ligada a percepção de valor que o negócio vende. A estratégia de vendas pode estar direcionada para vender preço baixo, o intuito é vender volume a preços baixos, esta estratégia na maioria das vezes é dedicada as classes econômica-sociais C,D e E; onde o lucro virá deste produto de barato x quantidade. Por outro lado, pode-se adotar uma estratégia voltada as classes AA, A e B, onde há uma percepção de valor diferenciada de preço alto, onde o fotográfo é famoso, ou tem um portifólio primoroso, e que entrega seu trabalho em luxuosos alguns de couro, dentro de caixas de madeira com as iniciais dos noivos gravados a laser. 

 

Não importa a estratégia a que chamamos de posicionamento de mercado dentro de uma segmentação, creio que o mais importante é adotar uma estratégia e segui-la da melhor maneira. Existem muitos profissionais reclamando de outrem que praticam preço baixos, costumo dizer que quando entramos no supermercado notamos que pessoas compram Dolly e pessoas compram Coca-Cola, não há nada de errado nisto. A Coca-cola não se importa que pessoas comprem o concorrente e vice-versa, o mercado está segmentado para todos, eles vão e voltam e sempre estão mudando de necessidade ou de percepção de valor.

 

Tenho vários colegas que tem excelentes negócios vendendo preço baixo e outros atendendo a “elite”, todos com muito sucesso e na estratégia e processos adequados. Agora se você ainda pensa que pode vender para todos, com todas as faixas de preços e que pode atender todo o mercado independente do preço que tenha que praticar, negligenciando seus custos. Caro amigo, você está fadado a trabalhar muito e não ver o resultado de seu talento reconhecido.

Please reload

Featured Posts

100 dicas de fotografia para inspirar e motivar

June 26, 2015

1/2
Please reload

Recent Posts

April 17, 2016

Please reload

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic