Fotografar em RAW vs JPG

November 30, 2015

 A pouco uma notícia veio populando os principais canais de mídia do mundo fotográfico: A famosa agencia de noticias Reuters passou a requerer de seus fotografos fotos em formato exclusivamente JPG.  Um assombro para muito, visto que este tema vem sendo debatido entre profissionais e amadores primando extamente pelo contrário.

 

A fotografia em formato RAW (cru em inglês) como o próprio nome diz, traz intrinsicamente dentro de seus arquivo toda gama de informações, ricamente detalhadas e especificadas para que o profissional possa recuperar, tonalizar, evidenciar, suavizar ou realizar toda e qualquer ação que possa trazer ao resultado fotográfico o aspecto que o fotografo viu pelo viewfinder no momento do click e que por alguma razão não se estabeleceu no registro digital. 

 

Usando ferramentas como Photoshop (PS) e Lightroom os profissionais na área usando de tecnicas e funções computacionais de ajustes para exatamente recuperar a imagem que guarda na memória do click perfeito que infelizmente ainda não resultou na foto.

 

Mas muitos então vão dizer, que estes mesmos artifícios podem permitir, que a foto seja totalmente alterada, que principamente o PS é capaz de manipulações, montagens e recortes que descomfiguram o clique real. Sim isto é verdade, mas não podemos esquecer que a fotografia é uma arte e que devemos tomar o aspecto de propósito para uso destas ferramentas. Não tenho dificuldade em visualizar um pintor renascentista que diante deste detinha uma linda modelo posando que foi retratada gorda, feia e monstruosa, pois o intuito do mesmo era retratar uma megera de um dos pecados capitais, usando o mesmo pincel que poderia retrata-la fielmente.

 

Sim o fotojornalismo exige a qualidade factual do momento clicado, e sim o formato JPG ajuda a preservar caracteristicas do click perfeito. O que não impede a maioria das funções do PS, mas também temos que lembrar que o arquivo JPG é muito menor que que o RAW e que muitas vezes o fotografo precisa viabiliar a imagem instantaneamente para as agencias de mídia para "o furo" jornalistico, portanto o JPG permite um upload muito mais rápido e autentico da notícia.

 

Tenho diversos colegas que profissionalmente fotografam diretamente em JPG, usam de tecnicas e de uma vasta experiencia fotográfica que um clique e exposição perfeitos, principamente aqueles que por anos fotografaram em meio analógico (filme) e que não tinham as facilidades do meio digital.

Não importa se RAW ou JPG o importante é registrar o momento mágico que o fotografo vizualiza em sua mente uma foto fantástica para a admiração de seu público.

 

 

 

Please reload

Featured Posts

100 dicas de fotografia para inspirar e motivar

June 26, 2015

1/2
Please reload

Recent Posts

April 17, 2016

Please reload

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic