Viewfinder ou Liveview

January 4, 2016

 

Quando cursei fotografia na Escola de Artes percebi que alguns colegas usavam o Liveview da camera ao inves do Viewfinder. Lembrando a todos que Viewfinder é o visor ótico no topo anterior da camera onde o fotografo posiciona um dos olhos para visualizar a imagem que adentra pela lente da camera, reflete no espelho, projeta-se no pentaprisma e exibe ao mesmo para que seja executado o click. 

 

E Liveview é o aparato eletronico de um LCD na parte posterior da camera que exibe a imagem que está sendo recebida pelo sensor da camera e decodificada pelo processador da mesma e exibida fulltime para o fotografo.

 

Algumas colegas simplesmente não conseguiam usar o VF, umas pelas praticidade da imagem no LCD, até mesmo porque usavam óculos o que dificultava o posicionamento do olhar no VF, outras porque estavam acostumadas com as maquinas compactas que tiveram ou mesmo o uso do celular para registrar seus cliques.

 

Em termos facilidade ou dificuldade em fotografar usando um ou outro não há muito o que se discutir. É claro que usar o VF é um icone do fotografo profissional que posiciona a camera colada ao rosto, numa pose que logo identifica que se trata de um fotografo habilidoso e que busca o melhor angulo e a melhor cena para o clique. 

 

Perguntando a alguns profissionais da área recebi as seguintes respostas: O posicionamento usando o VF dá uma melhor empunhadura a camera, com isto a mesma treme menos, melhora o foco, pois está ancora em seu rosto. A posição das mãos permite mais praticidade, segurança e rotação do equipamento além do que, menos influencia da incidencia de luz na visualização da cena se comparada ao LV, que muitas vezes fica ofuscado pela luz externa.

 

Outros profissionais mais tecnicos salientaram que o uso do LV faz com que o sensor fique exposto mais tempo a luz e que poderia degradar a vida util do mesmo, visto que durante todo o processo de composição e enquadramento a camera precisa receber a imagem pelo sensor processa-la e exibi-la no LCD, e que com certeza vai demandar mais carga da bateria. Não sei dizer se tal fato realmente diminui a vida util do sensor, visto que a maioria das cameras compactas e mirrorless não detem VF o que obriga ao fotografo ao uso dedicado do LCD.

 

Particularmente prefiro o uso do VF(Viewfinder) visto que este exibe além da imagem do clique informações de exposição e configuração da camera diretamente ao olho durante o clique, isto faz com que eu não precise distanciar a camera a todo tempo para ajustar a mesma e que por frações de segundos podem ser muito importantes na captura do clique perfeito.

 

 

Please reload

Featured Posts

100 dicas de fotografia para inspirar e motivar

June 26, 2015

1/2
Please reload

Recent Posts

April 17, 2016

Please reload

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic