Negócios na imensa escuridão

June 27, 2016

 

 

Como fotógrafo Google tenho o prazer de visitar os mais diversos tipos de estabelecimentos e negócios ao longo das sessões de fotos para o Tour Virtual. Isto é muito enriquecedor para minha formação em Marketing visto que nestas oportunidades recebo gratuitamente receitas de boas práticas que demonstram o porquê do sucesso de alguns investidores. Por outro lado não é difícil de encontrar práticas duvidosas e que por muitas vezes atestam as dificuldades que certos negócios estão enfrentando. 

 

A partir desta vou começar a escrever alguns aspectos não tão ortodoxos que profissionais a área da Administração e Gestão de Negócios tem encontrado em suas consultorias e que eu mesmo tenho presenciado em minhas visitas. 

O Tema de hoje é a escuridão ou simplesmente a iluminação inadequada dos ambientes empresariais.

 

 

Desde os tempos mais remotos está impregnado em nosso DNA o medo pelo desconhecido. Se lhe apresentarmos duas cavernas, uma totalmente escura e outra iluminada, o ser humano dotado de sua capacidade de auto-proteção sempre terá preferencia pela busca da luz. Pois lhe trará a sensação de segurança, conforto, planejamento e rápida ação. Ou seja, desde os tempos da caverna fugimos do perigo.

 

Umas da mais antigas técnicas de Marketing desde os antigos e bem pagos vitrinistas é prover a correta iluminação ao seu produto a fim de destacar suas qualidades e chamar atenção a campanha de vendas. Percebam que os corredores dos Shoppings são aproximadamente 15% mais escuros que as lojas, assim como os banheiros e as praças de descanso, isto estimula nossos instintos a procurar a luz e consequentemente entrar nas lojas e conferir as ofertas que estão planejadamente iluminadas.

 

O que tenho visto em minhas visitas, são lojas e restaurantes totalmente apagados durante o dia, como diz: ˜Tá de dia, por que acender as lâmpadas?”. Isto é uma prática antiga, que trazemos de casa por que nossos pais nos ensinaram a economizar energia elétrica que é muito cara. Mas temos que lembrar que estamos falando de negócios e que esta despesa nada mais é do que Marketing, e ai sim, um Marketing barato. 

 

 

É extremamente valioso enaltecer detalhes de produtos, usando o brilho da luz, os spots que segregam as novidades e as promoções. Destaca a limpeza e higiene do local, traz praticidade e fluxo de movimentação reduzindo o risco de acidentes e conduzindo o cliente direto a sua campanha. 

 

Lembre-se a inteligência feminina não adora os diamantes por serem translúcidos, o vidro também é. E sim por seu brilho e iluminação natural e eterna.

Please reload

Featured Posts

100 dicas de fotografia para inspirar e motivar

June 26, 2015

1/2
Please reload

Recent Posts

April 17, 2016

Please reload

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic