10 motivos que levam você a produzir uma Foto Ruim!

January 10, 2016

 

1- Voce só faz fotos usando o Automático da camera. As cameras ainda não tem inteligencia artificial, portanto o processador da máquina usa de algoritmos matemáticos para resolver o problema de tirar uma foto por você. Baseado na distancia focal da sua lente, ela escolhe um objeto para foco que mais se destaque no frame, congela a cena ajustando uma velocidade de captura e preenche o resto da formula matematica com luz artificial do processador atraves da sensibilidade do sensor de luz, e pronto o clique tá feito.

 

2- Falta conhecimento sobre composição fotográfica. Fotografia é uma arte visual e assim como pintura, escultura e demais culturas artisticas é preciso um pouco de estudo para se produzir boas imagens, a escolha da luz, das cores predominantes, das formas, da simetria, angulo e etc é que dão o destaque visual que tanto nos chama atenção em uma obra fotográfica, o resto é só o acaso e um bom fotografo não depende da sorte para um bom cick.

 

3- O enquadramento é erroneo. Existem técnicas de enquadramento fotográfico para a criação de uma boa imagem, a regra dos terços, a proporção divina fibonacci, o modo como iremos ler a foto, a altura e angulo do enquadramento e perfeito corte do assunto escolhido. 

 

 

4- A iluminação está errada ou insuficiente. Fotografia é a escrita com luz, não há uma verdade sobre a perfeição da luz para uma boa foto, depende muito do que o fotografo quer mostrar ou esconder, o angulo de incidencia da luz e sua intensidade pode trazer mais clareza ou dramaticidade a uma cena, a luz ideal é uma busca que está na mente do fotografo quando ele está criando o momento do clique.

 

5- A foto ficou tremida ou fora de foco. A falta de um tripé, a empunhadura errônea da maquina, a pressa na hora do clique, o movimento das pessoas, as mudanças de luz repentinas, podem comprometer o resultado da foto, as vezes a respiração do fotografo ou a pressão do dedo no disparador pode estragar uma foto.

 

6- A distancia focal da lente usada é impropria para este enquadramento. Todo e qualquer equipamento tem limitações técnicas, nunca vai ser perfeito, uma das perguntas que mais escuto de fotografos é qual lente devo usar para fazer tal trabalho? Meu equipamento serve para realizar tal ensaio? Muitas vezes idealizamos em nosso projeto o resultado fotografico sem primeiro avaliar se técnicamente será possivel.  A lente é clara suficiente? Tem a distancia focal que preciso? Preciso de um filtro? Preciso de um tripé? Falta ISO para o clique? 

 

7- A exposição ficou subexposta ou estourada. Faltou ou sobrou luz, muitas vezes as condições ou horário que propocionam a luz ambiente não condiz com o que precisamos. Uma contra-luz do sol por exemplo pode escurecer o assundo escolhido, o excesso de luz não permitir capturar a cena em movimento, o local é escuro demais e o processamento vai granular a imagem.

 

8- O flash. Visto como "o salvador da pátria” para a falta de luz, este pode simplesmente destruir sua fotografia, o uso indiscrimidado e qualquer técnica de iluminação pode promover um clarão, que vai prejudicar as cores, tonalidades,sombras, contrastes da sua sua foto.

 

9- É só mais uma foto, não conta nada. Toda foto tem que contar uma história, assim como quando examinamos uma pintura. O que o fotógrafo quer mostrar com esta imagem? Muitos registros fotográficos são apenas uma foto e nada mais, é como tirar uma foto de uma lixeira, é só uma lixeira.

 

10- Excesso de pós-produção transformou a foto numa ilustração. Com o advento da tecnologia da pós-produção em softwares de computadores, muita coisa é possivel de ser manipulada após o click. A verdadeira foto é aquela que consegue registrar a imagem que o olho do fotografo viu. A mesma luz, as mesmas cores, brilho, contraste, etc. Porém tais facilidades tecnologicas permitem a total degradação da cena registrada, não que isto seja um problema, mais ai não se trata mais de uma foto e sim de ilustração.

 

 

Please reload

Featured Posts

100 dicas de fotografia para inspirar e motivar

June 26, 2015

1/2
Please reload

Recent Posts

April 17, 2016

Please reload

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic